Gabinete de Apoio ao Aluno

Regimento Interno Plano Educação Saúde/Sexual         Plano Anual de Atividades

Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual

Introdução
Plano que pretende promover a educação para a saúde, do Agrupamento de Escolas de Mogadouro. Baseia-se fundamentalmente num conjunto de ações que visam surtir efeitos benéficos nos alunos ao nível da sua saúde.
Prevenir a doença e promover a saúde através de hábitos saudáveis e conscientes devem ser prioridades na sociedade actual.
A ausência de informação incapacita e/ou dificulta a tomada de decisão. Daí, a importância da abordagem da Educação para a Saúde em meio escolar.
Consulte aqui o projeto 2012-2013.

Objetivos
Fomentar o reconhecimento da saúde como um bem precioso que todos desejamos e devemos promover;
Contribuir para uma tomada de consciência da responsabilidade individual a nível da saúde como bem comum;
Sensibilizar os diversos agentes da comunidade educativa a Educação para a Saúde e Educação Sexual, fomentando a sua adesão e envolvimento neste projecto;
Fomentar hábitos de vida saudável;
Estimular o apreço dos alunos pelo seu próprio corpo e pela conquista da saúde individual;
Promover uma cultura de respeito e responsabilidade no campo da sexualidade.
Promover a relação Escola – Família, Escola – Centro de Saúde e/ou outras instituições/recursos comunitários.
Desenvolver as vertentes de pesquisa e intervenção, promovendo a articulação dos diferentes conhecimentos disciplinares e não disciplinares.

Áreas Temáticas
- Inclusão escolar;
- Luta contra a obesidade infantil;
- Saúde oral;
- Alimentação saudável - PASSE e PASSEZINHO (Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar)
- Saúde sexual e reprodutiva - PRESSE (Programa de Educação Sexual em Saúde Escolar);
- Prevenção do consumo de substâncias psicoativas;
- Segurança.

Constituição da equipa:

Paula Cristina Vieira Meleiro

Coordenadora do Gabinete GIOA/Coordenadora dos projetos de Educação para a Saúde

Maria Helena Pires Mendo

Coordenadora dos projetos de Educação para a Sexualidade

Maria Isabel Parreira Xavier

Coordenadora do Ensino Pré-Escolar

Maria Teresa Monteiro

Coordenadora do 1º Ciclo do Ensino Básico

Lurdes da Ascensão A. Martins

Coordenadora do 2º Ciclo do Ensino Básico

Luís Nuno Afonso Meirinhos

Coordenador do 3º Ciclo do Ensino Básico

Maria Ângela Lopes Afonso

Coordenador do Ensino Secundário

·         Conteúdos Curriculares de Educação Sexual

GIOA
A equipa PES/ES informa a comunidade escolar que o Gabinete de Informação de Apoio ao Aluno já está em funcionamento.
Todas as quartas  e quintas-feiras. Estarão ainda presentes uma Enfermeira, uma Professora e uma Nutricionista no gabinete do GIOA disponíveis para esclarecer questões relacionadas com a saúde e a sexualidade, conforme horário que se segue. As perguntas e dúvidas poderão ser colocadas numa caixa  de dúvidas que se encontra na biblioteca escolar ou através correio eletrónico.

Unidade de Cuidados na Comunidade

Equipa da Saúde Escolar                                                                       Se tens dúvidas ... APARECE!

2º Período

Enfermeira