Gabinete de Apoio ao Aluno

Regimento Interno Plano Educação Saúde/Sexual         Plano Anual de Atividades

Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual

Introdução
Plano que pretende promover a educação para a saúde, do Agrupamento de Escolas de Mogadouro. Baseia-se fundamentalmente num conjunto de ações que visam surtir efeitos benéficos nos alunos ao nível da sua saúde.
Prevenir a doença e promover a saúde através de hábitos saudáveis e conscientes devem ser prioridades na sociedade actual.
A ausência de informação incapacita e/ou dificulta a tomada de decisão. Daí, a importância da abordagem da Educação para a Saúde em meio escolar.

Objetivos
Fomentar o reconhecimento da saúde como um bem precioso que todos desejamos e devemos promover;
Contribuir para uma tomada de consciência da responsabilidade individual a nível da saúde como bem comum;
Sensibilizar os diversos agentes da comunidade educativa a Educação para a Saúde e para a Educação Sexual, fomentando a sua adesão e envolvimento neste projecto;
Fomentar hábitos de vida saudável;
Estimular o apreço dos alunos pelo seu próprio corpo e pela conquista da saúde individual;
Promover uma cultura de respeito e responsabilidade no campo da sexualidade.
Promover a relação Escola – Família, Escola – Centro de Saúde e/ou outras instituições/recursos comunitários.
Desenvolver as vertentes de pesquisa e intervenção, promovendo a articulação dos diferentes conhecimentos disciplinares e não disciplinares.

Áreas Temáticas
- Inclusão escolar;
- Luta contra a obesidade infantil;
- Saúde oral;
- Alimentação saudável;
- Saúde sexual e reprodutiva - PRESSE (Programa de Educação Sexual em Saúde Escolar);
- Prevenção do consumo de substâncias psicoativas;
- Segurança.

Constituição da equipa:

António Manuel Alves Velho (Coordenador)

Aida da Conceição Sardinha Rodrigues

Ana Cristina Cordeiro Rodrigues